sexta-feira, 11 de abril de 2008

Nunca digo "eu nunca"

Fico espantada com a capacidade que a maioria das pessoas tem de julgar os outros, sem mais! Com o direito que se arrogam de comentar, valorar e criticar os actos das outras pessoas, quase sempre sem conhecimento das circunstâncias e motivações por detrás da atitude censurada.
Irrita-me também, profundamente, aquela divisão que a sociedade faz entre "nós" e "os outros", sendo o primeiro o grupo dos bons, dos correctos, dos puros, dos donos da verdade e da razão e "os outros", os maus, uma espécie menor, os pecadores, os criminosos, enfim... (E "quem mais fala é quem mais tem que se lhe diga")
Se há coisa de que muito me orgulho é de ser tão mente aberta! Em vez de julgar procuro sempre compreender... e isso faz-me ter a noção de que não há divisão nenhuma... ninguém é mais nem melhor que ninguém. Todos erramos e quase sempre os nossos erros acabam por ser construtivos! Não gosto (e tenho até algum receio) de criticar os outros... quem sabe se amanhã não sou eu a estar no lugar deles. Aquilo que julgamos e censuramos num momento podemos estar a fazer no momento seguinte, pelas mais variadas razões.
Só gostava que todos tivessemos mais consciência de que nunca devemos dizer nunca!

Sem comentários: