quinta-feira, 10 de abril de 2008

Parábola da vida

"Um professor diante da sua turma de filosofia, sem dizer uma palavra, pegou num frasco grande e vazio de maionese e começou a enchê-lo com bolas de golfe. A seguir perguntou aos estudantes se o frasco estava cheio. Todos estiveram de acordo em dizer que "sim".

O professor tomou então uma caixa de fósforos e vazou-a dentro do frasco de maionese. Os fósforos preencheram os espaços vazios entre as bolas de golfe. O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a responder que "sim".

Logo, o professor pegou numa caixa de areia e vazou-a dentro do frasco. Obviamente que a areia encheu todos os espaços vazios e o professor questionou novamente se o frasco estava cheio. Os alunos responderam-lhe com um "sim" retumbante.

O professor em seguida adicionou duas chavenas de café ao conteúdo do frasco e preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes riram-se nesta ocasião. Quando os risos terminaram, o professor comentou:

"Quero que percebam que este frasco é a vida:

- As bolas de golfe são as coisas importantes, a família, os filhos, a saúde, a alegria, os amigos, as coisas que vos apaixonam. São coisas que, mesmo que perdêssemos tudo o resto, a nossa vida ainda estaria cheia.

- Os fósforos são outras coisas importantes, como o trabalho, a casa, o carro etc.

- A areia é tudo o resto, as pequenas coisas.

Se primeiro colocamos a areia no frasco, não haverá espaço para os fósforos, nem para as bolas de golfe.

O mesmo ocorre com a vida: se gastarmos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teremos lugar para as coisas que realmente são importantes. Presta atenção às coisas que realmente importam. Estabelece as tuas prioridades, o resto é só areia."

Um dos estudantes levantou a mão e perguntou: - Então e o que representa o café?

O professor sorriu e disse: " Ainda bem que perguntas! Isso é só para vos mostrar que por mais ocupada que a vossa vida possa parecer, há sempre lugar para tomar um café com um amigo".
Recebi este mail hoje e não podia deixar de o partilhar.
Fez-me reflectir um pouco... Apercebi-me, uma vez mais, de que realmente andamos sempre todos muito ocupados nos dias que correm... e que prestamos cada vez mais atenção às coisas pequenas da vida e quase nenhuma àquelas que realmente são importantes... É errado... mas infelizmente é talvez o erro mais frequente da sociedade moderna... A futilidade!
Isto é inconsciente, mas se pensarmos bem...
Posto isto, espero que consigam arranjar sempre um tempo para tomar café com um amigo!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

o nosso ja ta marado e não passa deste fdsemana. bjo***

Anónimo disse...

Mesmo que tivesse lido o teu post antes não conseguiria que o mail que te enviei fosse tão apropriado... Sorry. Jto grande*