sexta-feira, 3 de julho de 2009

Maktub

«Um estranho procurou o abade pastor no Mosteiro de Sceta: “Quero melhorar minha vida”, disse ele. “Mas não consigo deixar de pensar em coisas pecaminosas”.
O abade pastor reparou que ventava lá fora e pediu ao estranho: “aqui está muito quente. Será que o senhor podia pegar um pouco de vento lá fora e trazê-lo para refrescar a sala?”.
“Isto é impossível”, disse o estranho.
“Da mesma maneira, é impossível deixar de pensar em coisas que ofendem a Deus”, respondeu o abade. “Mas se você souber dizer não às tentações, elas não vão lhe causar nenhum mal”.»
*

3 comentários:

poeta de rua disse...

maninha, permite-me que discorde desta tua postagem. como sabes, tenho lido muito sobre fé, e o livro conversas com deus (volume 1) fez-me pensar, e muito, até sentir que nada fazia sentido, e começar do zero. Tanto tempo andei a resitir á tentação daquilo que o Deus cristão considera pecaminoso, até não resitir mais e olha, não me fez mal nenhum essa queda em tentação, bem pelo contrário. Ora, não acredito no inferno, nem no pecado, principalmente no facto de ao nascermos, o fazermos já com o pecado original. Nesta fase em que estou, julgo que aquilo que é mau, é aquilo que escolhemos e que não permite que evoluamos na procura de quem realmente somos. e negar-se ao amor, mesmo quando é pecado, não permite evoluir.
love u

AnaFigueiredo disse...

Muito bem respondido Poeta da Rua!! Sinto-me orgulhosa do caminho que tens percorrido desde então.. E mais feliz ainda por caminharmos juntas nesta viagem.
Um grande abraço para ambas*

ha'u disse...

ora, fiquei a pensar... não tanto pelo post, mas pelo comentário... com efeito, as tentações (sem que precisemos de ver nelas a interpretação, dita, Cristã - "dita" cristã porque acho que andamos todos muito confusos acerca do que é a interpretação cristã, ou até mesmo, andam a ensinar "fantasmas" inexistentes na catequese), só nos fazem mal se não lhes soubermos dizer "não" (e vamos colocar aqui uma interpretação "filosófica" - o que é o bem moral?)

Ora... o pecado original! Mais uma vez, acho que andamos muito confusos sobre o que é o pecado original... na realidade, andamos todos a falar do que não sabemos bem, não nos sabem explicar e não sabemos explicar... o pecado original, existe tanto como o cavalo de onde cai S. Paulo a caminho de Damasco!!! Convido a desfolhar as páginas dos livros correspondentes, e digam-me, onde estão esses dois?